quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra

25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra 

Dayse Marcello no Facebook

Sabe qual a diferença entre mulheres negras e mulheres brancas? A principal diferença está na maneira como a sociedade as vê e as trata. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha foi instituído em julho de 1992 pela ONU no 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem as mulheres negras, explícita em muitas situações cotidianas.

As mulheres negras morrem mais, que as mulheres brancas atendidas pelos órgãos públicos, ganham os menores salários e são as que mais sofrem discriminação no mercado de trabalho.

Precisamos sair desse lugar escondido, que o modelo racista nos impõe, a maioria das mulheres negras somente vão da casa para o trabalho, outras nem saem com suas famílias porque não suportam serem olhadas como intrusas. Recentemente uma funcionária negra foi insultada e humilhada ferozmente por um cliente no Shopping em Brasília, esse caso rendeu além de inquérito policial, várias manchetes de repercusão nacional e internacional, e não se trata de um caso isolado é mais caso de muitos. Então fazemos a pergunta que não quer calar: Mulheres Negras não podem mostrar sua cara?? principalmente em espaços de empoderamento?!












0 comentários: