segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Objetificação feminina, promoção da violência contra a mulher e preconceito: Os 10 anúncios mais sexistas de 2013

Objetificação feminina, promoção da violência contra a mulher e preconceito: Os 10 anúncios mais sexistas de 2013


Mulheres na publicidade

São Paulo - Objetificação feminina, promoção da violência contra a mulher e preconceito. Por mais estranho que pareça, esses temas ainda são ingredientes de campanhas publicitárias, e 2013 teve sua cota de anúncios sexistas.
O veículo AdWeek elegeu as campanhas mais gritantes em termos de estereótipos negativos sobre as mulheres na publicidade em 2013. Grandes marcas perderam a mão com o tema, e despertaram a ira dos consumidores. Muitas precisaram voltar atrás e pedir desculpas, cancelando as campanhas. Confira a lista completa dos comerciais e anúncios.

1. Objetos

O varejista de eletrônicos RadioShack utilizou mulheres seminuas (e modelos masculinos completamente vestidos) para tentar deixar sua marca mais sexy. O comercial foi alvo de muitas críticas em blogs, veículos e comunidades feministas, que destacaram o uso de produtos fálicos e as cenas em que as modelos substituem móveis e objetos. 

2. Sequestro

Um anúncio no qual mulheres são sequestradas e ficam presas no porta-malas não parece ser a melhor maneira de promover um carro. Adicione a isso a presença do ex-primeiro ministro italiano Sílvio Berlusconi e as caricaturas de conhecidas amantes dele chorando. O resultado? Um grande escândalo internacional para a Ford, que justificou que a peça não foi autorizada.

3. Beleza

O anúncio da empresa de TI Acora mostra uma mulher obesa deitada na frente de um homem indeciso e a pouco feliz frase: “Algumas tarefas podem ser terceirizadas”. A ideia gerou, merecidamente, uma série de protestos. A companhia britânica voltou atrás no Twitter. “Pedimos desculpas a qualquer um que pode ter sido ofendido, e o anúncio já foi removido.”
Anúcio da empresa de TI Acora
4. Duas medidas
A mesma camisa, dois anúncios totalmente diferentes. A Ameican Apparel causou desconforto este ano quando o post de uma blogueira chamada Emelie Eriksson correu o mundo apontando as incríveis diferenças entre a versão masculina e feminina da mesma campanha. A marca defendeu-se, afirmando que não via discriminação. 
Anúncio da American Apparel

5. Quente

A campanha do macarrão instantâneo Pot Noodle foi batizada de “Peel the Top Off a Hottie”, frase ambígua que pode ser traduzida como “Tire o top de uma gostosa”. Não bastasse a abordagem, a execução do vídeo também foi criticada por sua infantilização e abuso de clichês.

6. Motoristas

O site de serviços automotivos TrueCar.com estreou uma campanha que se afirmava como feminista. A estratégia era vender a marca como ajudante para mulheres, retratadas como inseguras e desinformadas quando o assunto é a compra de carros. O site ajudaria a dispensar a presença de um homem durante o processo. Mas todas as mulheres realmente não sabem comprar veículos? A recepção negativa mostrou que a ideia escolhida não foi muito feliz. 

7. Fome voraz

O tema do anúncio é um sanduíche da rede de fast-foods Carl Jr. Mas o conteúdo preferiu focar nas formas feminas de uma bela modelo de biquíni. O excesso de erotismo causou incômodo na Nova Zelândia, e o vídeo foi considerado muito libertino para a TV.

8. Oportunismo

O oitavo lugar da lista é um comercial de orçamento astronômico da Axe para o Super Bowl 2013. Mas o dinheiro não garantiu a boa recepção da campanha, criticada por mostrar uma mulher oportunista que julga seus interesses amorosos tendo como base o status. A modelo troca sem pestanejar um salva-vidas por um astronauta no vídeo criado para promover o Axe Apollo.

9. Ícone

A figura de “Rosie The Riveter” é um ícone cultural nos Estados Unidos, representante das mulheres americanas que trabalharam em fábricas na Segunda Guerra Mundial. Usá-la como uma dona-de-casa satisfeita com a limpeza proporcionada pelo anunciante Swiffer. Depois da recepção azeda na internet, a marca pediu desculpas e prometeu remover a imagem de todos os seus materiais de marketing.

10. Estereótipo

Sem dúvida o mais brando entre os representantes dessa lista, o comercial do Google acabou pecando pela estereotipização. No anúncio do novo Gmail, é possível observar uma mulher conversando com suas amigas sobre assuntos cliché como tricô, calçados e compras de maneira geral. 

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